sábado, 21 de setembro de 2013

Telecurso sobre a Membrana Laríngea

Segue algumas explicações sobre a membrana laríngea em um artigo da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia:

As membranas laríngeas congênitas são malformações congênitas raras decorrentes da incompleta reabsorção da camada epitelial que oblitera a laringe durante o desenvolvimento fetal. A apresentação clínica é variada, dependendo do grau de acometimento da via aérea e estruturas envolvidas, desde disfonia, rouquidão, estridor e até estresse respiratório.

Tipo 1: Membrana anterior envolvendo 35% ou menos da glote;

Tipo 2: Membrana delgada ou espessa abrangendo 35 a 50% da glote;

Tipo 3:  Membrana espessa que acomete 50 a 75% da glote e,

Tipo 4:  Envolve de 75 a 90% ou mais da glote. Espessa em toda extensão.

A membrana laríngea por ter graus diferentes de acometimento, pode-se apresentar sintomatologia variada, desde voz ou choro com características roucas e soprosas, infecções recorrentes de vias aéreas superiores e até estresse respiratório agudo ao nascimento, necessitando abordagem de emergência (traqueostomia) Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

A foto logo abaixo é do exame de laringoscopia do Yuri, ela é do Tipo 4, e se vocês repararem bem, só existe uma minúscula passagem de ar e logo abaixo a membrana que cobre quase toda a passagem de ar. E na primeira foto da esquerda ela está quase toda fechada. Nosso guerreiro aguentou bravamente. Agora sua respiração está segura, só aguardando a correção. 
 

Um comentário:

  1. Além de pedagógico, esse blog nos faz conhecer um pouco do caráter guerreiro do Yuri e da vontade de ficar aqui, com esses pais maravilhosos que Deus escolher pra ele. Nao é só o Yuri que é valente, vcs Tici e Maurinho, tem uma força que só compreendemos como vinda de Deus. E vamos á luta porque ela vale á pena. Bjs.

    ResponderExcluir